sábado, 30 de abril de 2011

Evangelho


    Senti-me direcionado nesses últimos dias a estudar sobre a Salvação. Soube que a carta do apóstolo Paulo dirigida aos Romanos é uns dos maiores, senão o maior tratado bíblico-teológico sobre a salvação, embutido nas Escrituras Sagradas.

    Sem perda de tempo comecei estudar a aludida carta. Logo nas primeiras linhas da epístola deparai-me com o que em minha opinião é a maior definição do Evangelho,o apóstolo Paulo registra que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16).

    Em grego a palavra “soteria” traduzida por “salvação” em nossas versões, traz a idéia de libertação (do pecado e dos poderes das trevas), segurança (seguro, livre da ira divina sucederá sobre todos os incrédulos), cura (da natureza “débil”, “caída” do homem sem Deus, que procura constantemente satisfazer seus desejos inconvenientes) e perfeição (estado o qual alcançamos mediante a santificação diária). 

   Diante do exposto glorifico ainda mais o nome do Senhor Deus, que nos amou quando éramos inimigos Dele.

   A Bíblia é regra de fé e conduta de todo crente em Cristo Jesus e Nela encontramos respostas para duvidas e incertezas, hoje ao iniciar a leitura o Senhor afirmou em coração que eu sou salvo, porque eu creio no evangelho e como já dito, ele é: O poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16)”.

Nele,

Augusto Ribeiro

domingo, 24 de abril de 2011

Terra da Alegria - Irará

    Após minha estadia em Salvador embarquei para Irará, cidade localizada no  interior da Bahia. Descobri que receptividade é uma dádiva de Deus, dada em porção dobrada para povo baiano (rsrssr). Conheci mais uma parte de minha família, que antes tinha contato apenas no mundo virtual, embora eles sempre existissem. Confesso que o pior momento foi o da despedida, pois minhas pernas caminhavam rumo ao avião de forma lenta, vagarosa, parecia não saber se deveria obedecer ao coração ou o cérebro. Uma vez obedecendo ao coração elas não caminharia rumo ao avião, pois esta não era minha vontade naquele momento. 


Esse é o meu sentimento quanto as pessoas. No que diz respeito a cidade, optei por postar o texto abaixo, escrito por meu irmão Eduardo Ribeiro e postado em seu blog: A vida sob leitura (http://pietrasopralinea.blogspot.com/)

Irará (nascido da luz do dia)



  Rousseau acreditava no homem puro em seu estado de natureza, dizendo que a sociabilidade o corrompe. Muitas das idéias deste filósofo foram confirmadas no sistema da vida contemporânea. No dia 15 (Eu 18), deste mês, cheguei a Irará (nome que deriva de Arará, uma espécie de formiga vermelha), na Bahia. Apesar de ser uma cidade pequena do estado baiano, Irará tem nobres filhos, como o cantor Tom Zé, o pesquisador Emídio Brasileiro, Diógenes de Almeida Campos, um dos mais importantes paleontólogos do Brasil, o goleiro Dida e, para mim o mais ilustre de seus filhos, Antonio Ribeiro, meu pai.

   Desbravada pelos padres jesuítas e por bandeirantes que buscavam ouro, a cidade teve como primeiros habitantes as populações dos índios paiaiás, aliás, de onde meu avô descende. Próxima a Feira de Santana, e a 137 km de Salvador, a cidade conta com uma população aproximada de trinta mil habitantes, que sobrevivem basicamente da produção agrícola e do comércio local.
   Em Irará, ao regressar à cidade após praticamente duas décadas, além de uma família maravilhosa, encontrei uma população hospitaleira, com uma rica tradição e traços marcantes de uma rica cultura, carregada pela simplicidade das pessoas e do lugar. Com o olhar de um outro, uma rápida passagem pode transformar a cidade em mais um pequeno vilarejo, iguais a tantos outros, contudo, como parte da cidade, sentimos a sua singularidade, aguçamos os nossos sentidos, para nos envolver com suas imagens, sons, odores e sabores.

   Parece ser muito fácil viver em Irará, quando nos desprendemos da necessidade de transitar solitários nas multidões dos grandes centros, quando percebemos que não há uma cultura superior nas grandes cidades, quando deixamos de lado a ideia de que oportunidades de trabalho ou de estudo influenciam a nossa oportunidade de sermos seres humanos. Aliás, senti-me mais humano em Irará, em contato com o outro, com as estórias, com a natureza. Descendo para a Caroba ou para a Jurema, na roça, essas sensações se multiplicaram e intensificaram, já que ali a cultura planejada na massificação se enfraquece e se esvai.

   Sem dúvida, voltarei a Irará, novamente de passagem ou para lá viver. Ao atingir meus objetivos, agora mais imediatos e reais, encherei outras malas, dividirei o que construí em mim, para multiplicar minhas experiências com as pessoas, e delas apreender muitas, iguais aos poucos dias em que pisei nas terras daquela cidade, tão bonita quanto Roma, Évora e Buenos Aires, porém, com uma dose a mais de oxigênio e de vida.

Terra da alegria - Salvador


  Salvador é uma cidade de contrastes. Primeira capital do Brasil, e capital da Bahia, conhecida como a terra de todos os “santos”, é rica em contrastes: naturais e sociais. A cidade histórica é a metrópole com maior percentual de negros localizados fora da África. O Sincretismo religioso também é muito vivo nesta região, pois lá o catolicismo se funde com candomblé e outros ramos do espiritismo, contudo, a população evangélica também marca sua presença, já representa cerca de (15%) da população soteropolitana.
     
    No dia 18 de abril de 2011, embarquei no aeroporto de Cumbica, localizado em Guarulhos, São Paulo, minha terra natal, rumo a aludida cidade, Salvador. A viagem foi marcante, sem sombra de duvidas um momento único em minha vida, como todos os outros é lógico! Porém inesquecível, como outros poucos. O clima, a beleza, o contraste da cidade, tornou-a marcante para mim. Ficou em meu coração o sentimento de quero mais.

    O que mais me chamou atenção, não foram as características descritas acima, a maior obra de arte que contemplei na “Terra da Alegria” encontra-se no bairro Sussuarana, subúrbio da capital litorânea. Ao desembarcar fui recebido pela família do meu amigo, Missionário Lourival Vieira Filho. Não faltaram abraços, e sorrisos, parecia que nos conhecíamos há anos, quando de fato, fazia apenas poucos instantes que nos vimos pela primeira vez. A família Viera é realmente extraordinariamente amistosa e cativamente, são pessoas que nunca sentaram na cadeira de uma universidade, não ocupam posições privilegiadas na camada social nem são detentoras de imóveis situados nas regiões mais belas da cidade, contudo, o que eles me ofereceram supera tudo isso,  muito se alegraram em me servir, sem interesse algum.

Aguardo vê-los em breve!

Augusto Ribeiro

sábado, 23 de abril de 2011

O Falso Testemunho

“NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO”

(Êxodo 20.16)


    O decálogo recebido por Moisés no Sinai (Êxodo 20) é um instrumento de indizível valor. Bem aventurado é o homem que medita e tem o cuidado de fazer tudo conforme nele está escrito (Josué 1.8), este certamente é prospero em seus caminhos e bem sucedido em tudo que faz (Salmo 1). Contudo, o grande problema dá-se quando negligenciado os dez mandamentos, o homem passa a caminhar conforme seus próprios princípios, não dando o devido valor a Palavra de Deus que é luz para os nossos caminhos (Salmo 119.105).


    Caro leitor, dentre os mandamentos contido no decálogo “O Falso Testemunho” é explicitamente combatido. Pode-se dizer que “Falso Testemunho” é valer-se de tudo que na essência: Não é verdadeiro; não é verídico, portanto, fingido, simulado, enganoso, mentiroso, adulterado e falsificado. É um grande erro se munir dos aludidos adjetivos e verbalizar contra o próximo (Êxodo 20.16).


    Os frutos do falso testemunho causam danos incalculáveis e às vezes irreparáveis. Tanto a vitima, como a sociedade e o autor dos falaciosos depoimentos sofrem os efeitos do falso testemunho, pois ele destrói famílias, lança a honra de homens e mulheres na lama e causam desconfortos e desconfiança nas pessoas envolvidas. Para nos livrar de tudo isso Deus inseriu este importante mandamento no decálogo, cabe ao homem se precaver, guardando e seguindo as Divinas orientações para não se meter em enrascadas e ser feliz (Salmo 119.105; Salmo 1; Josué 1.8).


Soli Deo Gloria!


Augusto Ribeiro

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Corrida pela Vida


           A pouco mais de um ano do terremoto       que dizimou mais de 200 mil pessoas no Haiti, a situação ainda é caótica. O Haiti é  “O país mais pobre das Américas, com a falta de estrutura, de saneamento básico, de educação e de empregos. O terremoto agravou ainda mais tudo isso. Foi uma catástrofe de dimensões bíblicas”. Contudo, ainda podemos ver a força de um povo que luta pra sobreviver, mesmo diante das mais adversas situações. Ao lado observa-se o vídeo de uma criança de 6 anos, que mostra força e alegria do povo haitiano.


Oremos para que o Senhor venha restaurar esta nação!

Augusto Ribeiro


quinta-feira, 14 de abril de 2011

“E Não Sobrou Ninguém”



"Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse." 

O texto acima faz parte do poema: “E Não Sobrou Ninguém” escrito pelo pastor luterano Martin Niemöller, nos leva a uma profunda reflexão sobre o perigo da omissão,  pois ela se torna complacência, que é explicitamente combatido nas escrituras.

"Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo" (Gl 6.2)

Soli Deo Gloria!

Augusto Ribeiro

Atitudes certas em momentos difíceis (1)



“Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama. Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele”

(João 11.28-29)

Os versículos que escolhemos como base para nossa reflexão mostra-nos a atitude que devemos tomar quando imergidos em grande dificuldade.

O momento é de dor, choro e lamento! Grande angustia paira sobre o ar, decepção e duvidas também estão presentes.

Maria sentada, acredito que cansada, suas pernas talvez já não sustente o peso de seu próprio corpo, que por sinal se encontra repleto de fadiga e exaustão, as pessoas tentam consolá-la, mas de nada adianta, seu estado é de grande aflição, também não é pra menos, seu irmão Lázaro falecera a quatro dias, e  o Mestre (Jesus) sabia que isso aconteceria, Ele foi avisado da doença de seu irmão, contudo nada fez (nada fez?).  De repente ouve-se um barulho, é Marta, sua irmã, Marta lhe chama num canto e sem hesitar diz: “O Mestre está aqui e chama-te” (Jo 11.28) Glória Deus! E      agora o que fará Maria? Continuará sentada? Blasfemará contra Jesus? Fingirá que não escutou? Mandará Marta dizer a Jesus que ela não estar?       

Não, nada disso faz Maria, pelo contrário, ela se revigora, da fraqueza tira força (Hb 11.34), esquece a exaustão, e “Levanta-se depressa”, pois afinal de contas o Mestre estar presente!

Em tempos difíceis nós devemos levantar depressa e ir ao encontro de Jesus, quando chamados por ele. “Levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará” (Ef 5.14)

De nada adianta ceder ao cansaço, murmurar, ser omisso ou blasfemar, se Maria tivesse tomado quaisquer das atitudes citadas, não teria visto a Glória e o Poder de Deus, operado na ressurreição de Lazaro, na hora da dificuldade a atitude certa a ser tomada é a seguinte:

“LEVANTAR-SE DEPRESSA E IR AO ENCONTRO DO MESTRE


Em Cristo,
Augusto Ribeiro

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sem Cristo, não há frutos!

“Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim”
(João 15.4)

A idéia do versículo que tomamos como base é a seguinte: Eu (Cristo) permanecerei em você, conquanto, que você permaneça em mim, pois assim como o ramo não pode dar fruto, se não permanecer na videira, você também não dará se não permanecer em mim.

Fica claro que o segredo da vitória é Permanecer em Jesus”, assim como o ramo “permanece na videira”.

Haverá dias que o medo virá à tona, as duvidas pairará sobre nossos corações, Satanás suspirará suas mentiras em nossos ouvidos, mas lembremo-nos de uma coisa: "Quem permanecer em Jesus dará muito fruto” (Jo 15.5).

Refutando sandices do ensino ateísta contra veracidade bíblica.


Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. (MT 22.29)

Na tentativa de esclarecer alguns pontos que parecem ser obscuros ou ignorados pelos praticantes da “RELIGIÃO ATEISTA” e ou seus adeptos, segue algumas rápidas explanações sobre os posicionamentos infundados dos aludidos apologistas “apologistas?” do falacioso texto em questão.

  1. Um deus  homofóbico:
    Em Levítico 18:22: não se deite com um homem, como se fosse mulher. “Isso é abominação” e em Gênesis 19:1-25, onde se fala que deus destruiu Sogoma e Gomorra devido à prática de sexo entre homens.

Reposta: Não, O Deus da Bíblia não é um Deus homofóbico! Na realidade Ele é um Deus Santo, por isso não aprova uniões contraria a natureza biológica dos homens, uniões estas que por sinal eram praticadas em muitas nações como uma forma de cultuar aos seus “deuses”, esses cultos eram uma verdadeira orgia.

A união homossexual está entre as “Uniões abomináveis” praticadas pelas nações que o Senhor lançou diante de Israel. Confira: (Levítico 19.19-29)

  1. Um deus machista:
    “ As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas como também ordena a lei.” – (I Cor, 14:34)
    .. “Assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas, a seus maridos.” (Ef. 5: 24-b)
    11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
    12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
    13 Porque
    primeiro foi formado Adão, depois Eva.

    14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

Reposta: Não, O Deus da Bíblia não é um Deus machista!
“Paulo compara a submissão da mulher à sujeição de Jesus a Deus Pai (1 Co 11.3). Tanto o Deus Filho quanto o Deus Pai pertencem à Trindade, sendo iguais em poder (Mt 28.19; Jo 10.30). Todavia, Cristo, por amor ao Pai, submete-se voluntariamente, recebendo dEle toda a honra (Fp 2.5-11). Além disso, Paulo ensina: “... assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos” (Ef 5.24). E Cristo não obriga ninguém a obedecê-lo (Lc 9.23; Tg 4.8). Confira: http://cirozibordi.blogspot.com/search?q=Pastoras


  1. Um deus com preconceito contra os deficientes físicos
    Em Levítico 21,20 quando se diz que ninguém pode se aproximar do altar de deus se tiver alguma doença ou defeito, se for cego, coxo, corcunda ou anão.

Reposta: Para realizar as atividades de um sacerdote era necessário destreza manual, e habilidade, por isso Deus optou por preservar as pessoas com necessidades especiais.

O aludido texto, ora citado fora contexto, na verdade refere-se as “Leis para os sacerdotes” Confira: (Levítico 21)

  1. Um deus sem onisciência:
    01)  Lebres e coelhos ruminam - Levítico 11:05,06 e Deuteronômio 14:07;  
    02) Morcegos também são aves - Levítico 11:19 e Deuteronômio 14:18;  
    03) Algumas espécies de insetos têm quatro pés - Levítico 11:20; 
    04) O homem surgiu diretamente do pó (ou barro) - Gênesis 02:07;
    05) A mulher surgiu de uma costela do homem - Gênesis 02:21-22;
    06) As plantas surgiram antes do sol - Gênesis 01:11-19;
    07) Nosso planeta surgiu antes da luz – Gênesis 01:02,03;
    08) A água surgiu antes da luz – Idem acima;
    09) O céu é um firmamento sobre o qual há água – Gênesis 01:06,07;
    10) As aves surgiram antes dos répteis – Gênesis 01:20-24 ;
    11) O arco-íris é um fenômeno mais recente que a civilização - Gênesis 09:13-16;
    12) Os diferentes idiomas existem porque deus quis impedir que o homem construísse uma torre para alcançar o céu - Gênesis 11:05-09;
    13) A Terra é sustentada por colunas - I Samuel 02:08;
    14) A Terra tem aproximadamente 6.000 anos (este número é conseguido calculando as genealogias mostradas em Gênesis capitulo 05 e 11, e também de Lucas 03:23-28);
    15) A Terra não se move - 1Crônicas 16:30, Salmos 93:01, 96:10, 104:05;
    16) A Terra é plana - Daniel 04:11 (diz que uma árvore podia ser vista até os confins da Terra, algo possível apenas em um mundo plano) e Mateus 04:08 (diz que de um monte muito alto podem ser vistos todos os reinos da Terra, também somente possível em um mundo plano);
    17) O Universo surgiu em apenas seis dias - Gênesis 01:31;
    18) As árvores frutíferas surgiram antes de qualquer animal - Gênesis 01:12:21;
    19) Uma pequena janela, com menos de meio metro quadrado, é suficiente para arejar um ambiente contendo milhares de animais - Gênesis 06:16;
    20) Os seres vivos surgiram praticamente como são atualmente – Gênesis 01: 21-25 e Gênesis 02:19,20
    21) É possível alterar geneticamente rebanhos acasalando-os em frente a varas descascadas - Gênesis 30:37-39;
    22) Existência de dragões - Salmo 44:19, Isaías 27:01;
    23) Sangue na roupa de cama é uma evidência conclusiva para a comprovação de virgindade antes do casamento (a falta dela poderia causar a morte de uma mulher) - Deuteronômio 22:20,21;
    24) Estrelas podem cair do céu sobre a terra - Mateus 24:29, Marcos 13:25, Apocalipse 06:13 e Apocalipse 12:04;
    25) Doenças como surdez, cegueira e doenças mentais são causadas por demônios - Mateus 12:22; Marcos 09:25; Lucas 08:27;
    26) Ouro enferruja - Tiago 05:02;
    27) O valor de Pi=3 (o correto é Pi=3,141592...) - I Reis 07:23;
    28) Serpentes comem pó, e rastejam devido a uma maldição divina - Gênesis 03: 14;
    29) Tudo o que se come é eliminado - Mateus 15:17;
    30) Sementes mortas podem germinar - João 12:24;
    31) A semente da mostarda é a menor de todas as sementes - Mateus 13:32;
    32) O que se come não nos contamina - Mateus 15:11
    33) O céu é firme como um espelho fundido - Jó 37:18
    34) Dar à luz torna uma mulher imunda e duas vezes mais imunda se nascer uma menina - Levítico 12:02-05
    35) O coração é o órgão responsável pelos pensamentos - Gênesis 06:05, Deuteronômio 15:09, I Crônicas 29:18, Salmos 139:23, Jeremias 16:12, Daniel 02:30, Isaías 44:18, Mateus 09:04, Marcos 07:21, Lucas 01:51, Atos 08:22, etc (obs: em nenhum lugar da bíblia existe uma única referência ao cérebro, como se o órgão mais importante sequer existisse para os “inspirados” redatores da Bíblia).
                                                 
Reposta: Para conhecimento, esclarecimento ou apenas lembrança, A Bíblia Sagrada aborda: Linguagem figurativa, Alegórica e Literária, aplicando-as corretamente fica fácil entender todas a passagens em questão.

  1. Usar a bíblia como ensinamento moral é uma coisa repulsiva, assim como a própria bíblia é. A sociedade como hoje, deveria ter uma base melhor pra fundamentar sua moralidade.
    A bíblia é só mais um dos livros onde contem fábulas, e não deve ser levada como verdade absoluta
                                                 
Reposta: Os melhores lideres, leis e juízes, sempre usaram a bíblia como modelo e padrão de moralidade.

Em Cristo,
Augusto Ribeiro

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Em meu coração...Decepção

Em meu coração ecoa uma angustia.
Ecoa uma angustia?
É, acho que sim, ecoa uma angustia!

No meu coração, não ecoa uma angustia.
Não ecoa uma angustia?
É, acho que não, não ecoa uma angustia!

Não, é angustia,
Angustia não é não!
Isso é Decepção, que ecoa em meu coração!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Recuse o fast-food, faça valer a oferta no Calvário

Queridos, não aceitem este “deus” que vem sendo apresentado, ignorem este “cristianismo” e refutem este “misticismo gospel”, não façam da oração uma arma de bombardeio a Deus, muito menos tente colocá-lo contra parede, recuse o fast-food, comida rápida e prática, pois ela mata, e mata mesmo!

Deixem de lado os pseudo-evangélicos, que alimentam e propagam o orgulho, avareza, egoísmo e toda espécie de pecados, que o genuíno cristão deve abster-se.

Aceite a Deus, aceite a Jesus, faça valer a oferta no Calvário, por favor, guardem em seu coração as palavras do mestre, “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça...” (Mt 6,33).

Paz,
Augusto

Na pequenez e fragilidade de uma formiga

... observa-se a grandeza e robustez do Deus Vivo!

De que época eu sou?



De que época eu sou?
Talvez da época de vanguarda!
Quando poeta atrapalhado presenteava pirulito e conquistava á namorada.

Eita, vanguarda, eterna vanguarda,
Não importava o quão difícil a caminhada, ainda havia tempo.
Tempo para dançar, cantar e amar.

Hoje o tempo é escasso,
Procura-se tempo, tempo não há.
Época medonha, época de horror.

Tempo é dinheiro, o dinheiro o comprou,
Cadê o poeta, a cadê a donzela e o amor?
O dinheiro o comprou, época mendonha, época de horror!

Eu não sou dessa época,
Não aceito essa época,
De que época eu sou?

Quem é esta que surge como a luz da aurora?

Como a claridade que precede o nascer do sol envolve as trevas transformando-a em luz, você envolveu a escuridão que cobria os porões sombrios e secretos de minh’alma, fez tornar-se conhecida a essência, anseios e desejos que foram sucumbidos, envergonhados por uma nuvem escura que com seu bordão desdenhoso feriu um tal coração. Este, não resistindo quase esmoreceu diante de cruéis ataques...

Hoje minh’alma regozija-se em saber que não importa o quão envolvida pelas trevas tenha sido a noite, pois o amanhecer vem, junto a aurora pronta para romper a escuridão e dar ao mundo a esperança de um novo dia, um recomeço. Como a aurora, você surgiu depois de uma noite dolorosa e envolvida pelas trevas, repleta de sonhos turvos, agitados e perturbados, cauterizou as minhas feridas, arrancou a raiz da amargura, fez florescer em seu lugar a doce e grande consoladora esperança. Converteu os sonhos turvos em límpidos, como os de uma criança.

Meio bobo


Sabia que eu sou meio bobo? Não sempre, às vezes! Mas sei lá, quando falo com você, fico muito bobo,bobo de verdade.
Eca, que bobeira...
Related Posts with Thumbnails